Espetáculos
Espetáculos

 

 

Obra de Sylvia Orthof, “Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina” é uma peça de teatro que nos fala da singular e encantadora experiência de crescer e ser. Um musical infantil, onde duas locomotivas (mãe e filho) trilham um caminho cheio de ludicidade, brincadeira e fantasia. Uma história marcada pela persistência de Dona Leopoldina em tentar engrossar as rodas finas de seu filho Zé Vagão, um menino que não quer saber de andar nos velhos trilhos. Trata-se de um espetáculo feito para as crianças eternas, que traz consigo traços claros da cultura brasileira, com a musicalidade e poesia que também valoriza o regionalismo gaúcho.

 

 

SOBRE A MONTAGEM:

 

      Apresentamos o espetáculo: Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina, com texto de Sylvia Orthof.  A montagem desta peça infantil é marcada por momentos significativos para nós e tem inspiração nos acontecimentos da vida: Beatriz, Bento e Bernardo, nossos filhos que nos fazem querer entender, mas principalmente participar da tão rica experiência que é crescer e ser sujeito no mundo contemporâneo.

 

      Assim, no ano em que o Grupo Ritornelo de Teatro completa cinco anos de existência, este espetáculo deseja traduzir, com simplicidade, a experimentação de linguagens, rimas e ritmos, voltados ao pensamento lúdico-crítico, que buscamos concretizar em nossos espetáculos teatrais e que também, acreditamos, pode se dar em qualquer etapa da vida.

 

       Neste sentido a direção de Adriane Mottola (da Cia. Stravaganza de Porto Alegre) orientou-se pelo dialogo alegre e motivador da participação de todos: atores, técnicos e equipe artística, numa busca pelo encontro dos significados do texto de Sylvia Orthof em nossas percepções e corpos. É como se fossemos os aprendizes dos sentidos dessa infância que acontece em forma de viagem e perpassa diferentes paisagens e territórios.

      

       Então? “Vamos todos viajar? Quem quiser viver contente, venha logo embarcar!!! Piiiiiuuiiiiii!!!

Grupo Ritornelo de Teatro

Veja também mais informações sobre o espetáculo:

Produção: AG Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda - ME - Fone: (54) 999 761 773 Email: agempreendimentosculturais@gmail.com & contato@gruporitornelo.com.br