O Grupo

O coletivo de artistas que compõem o Grupo Ritornelo de Teatro, da continuidade, a partir de 2010, a um trabalho iniciado em 1998 com o extinto Grupo Viramundos, possibilitando o segmento de uma exitosa trajetória de montagens teatrais, investigação de linguagens e produções artísticas.


Nossos espetáculos buscam ser acessíveis e instigantes para todas pessoas, impendentemente de sua experiência cultural. Assim, acreditamos possibilitar diversas camadas de leitura para uma obra teatral, fomentando o pensamento crítico e a percepção estética, bem como, afirmando o respeito a pluralidade cultural como elemento indispensável para a construção de uma sociedade mais solidária e humanizada.


Nestes anos de trabalho, temos atuado em importantes iniciativas culturais, participado de festivais, mostras e oficinas em todo país, bem como, recebido premiações, as quais viabilizaram a circulação de nosso repertório de espetáculos e a produção de outras ações desenvolvidas ao longo deste tempo.


Desta trajetória ressaltamos as montagens dos espetáculos: O sumiço da consciência (2015) direção de Guto Pasini; Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina (2015) direção da Adriane Mottola; Faixa de Graça (2014) direção de Richard Riguetti; O Menino do Dedo Verde (2011) direção de Márcio Bernardes; Till Eulespiegel (2007) direção de Júlio Maciel e Ana Domitila; Fantoches (2005) e Timbre de Galo (2004) direção de Mario Santana; O Parturião (2002), O Ferreiro e a Morte (2000) e Dois Perdidos Numa Noite Suja (1999) direção de Márcio Bernardes.


"Nada deixamos de nós senão o que pode ganhar vida nos outros"

Marcel Proust

Grupo Ritornelo de Teatro

Produção: AG Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda - ME - Fone: (54) 999 761 773 Email: agempreendimentosculturais@gmail.com & contato@gruporitornelo.com.br