Notícias Grupo Ritornelo de Teatro

23/08/2018

Oficinas de teatro para todas as idades!


Coletivos teatrais da cidade movimentam o Rito Espaço Coletivo

Os coletivos Andorinhas, Teatro Depois da Chuva e Grupo Ritornelo, abrem inscrições para oficinas de teatro adulto, Infantil e Infanto- Juvenil. As oficinas acontecerão segundas, sextas e sábados, em horários diversificados, à partir do dia 31 agosto no Rito Espaço Coletivo (rua Aníbal Bilhar 900A, Passo Fundo - RS). Informações e inscrições pelo e-mail ritocenico@gmail.com ou pelo fone (54) 99905-2888 com Max.
Experimenta Teatro: Oficina para Curiosos, com Betinha Mônica, será realizada todas as segundas às 19:30; tem o objetivo de reconhecer, através da prática de exercícios psicofísicos, o corpo-em-vida (decidido e dinâmico), buscando potencializar as capacidades expressivas, sensíveis e artístico-criativas. É voltada para pessoas com mais de 16 anos.

A oficina "Nós Aqui Fazemos Teatro", será realizada aos sábados (16h), com Max Antunes e Dani Forno e propõe um desafio de jogar com o outro, num mundo onde as pessoas tém jogado sozinhas, contra ou a favor. Nessa oficina colocaremos em prática o processo criativo teatral inspirados na criação coletiva e no processo colaborativo, partindo da construção de um relicário comum de jogos, códigos e acordos que propiciam uma prática envolvente e engajada. Este trabalho visa fazer o teatro com profundidade e responsabilidade, numa prática coletiva onde os que nunca se arriscaram em um jogo cénico o fazem junto aos que buscam aperfeiçoar a experiência teatral.
"Contato Improvisação", para adultos, ocorrem aos sábados a partir das 14h. Ministrada por Max Antunes, É um convite para que homens e mulheres se reconectem com a sua criança interior, acessando outras formas de relacionamento com o mundo e com os seres que co-habitam conosco. Durante uma sessão de contato improvisação, podemos observar reflexos dos nossos movimentos internos (conflitos, sentimentos, emoções..) e externos (nossa relação com o outro, com o trabalho, com o mundo). Este olhar nos permite vislumbrar outros caminhos possíveis para o nosso ser, para nossa ocupação dos espaços. Como uma revolução silenciosa este movimento cria vínculo entre as pessoas, simplesmente por elas serem quem são (humanas) e estarem onde estão (igualdade).

A oficina "Jogando com o Teatro" é voltada para o público infantil e infanto juvenil, com Ana Marques, serão realizadas todas as sextas-feiras, às 9:00 (6 a 8 anos), às 10:30 (9 a 12 anos), e às 14:00 (13 a 15 anos). A oficina buscará, através do desenvolvimento de jogos dramáticos e teatrais, brincadeiras e exercícios vocálicos, estimular nos participantes concentração, criatividade, disciplina, escuta, comunicação verbal e não verbal, e a capacidade de trabalho em equipe.

Os ministrantes das oficinas possuem uma vasta experiência na área teatral. Confira um pouco mais sobre cada um deles:

Betinha Mônica, atriz, diretora, figurinista, e professora de teatro. É coordenadora do Teatro Depois da Chuva de Passo Fundo e faz parte do Patuaná : Núcleo de Pesquisa em Dança Pessoal do ator é coordenado por Carlos Simione do Lume / Campinas. Compõe também sua formação, estudos com Periplo / Buenos Aires, Odin Theatre / Dinamarca, José Sanchez / Espanha, Leris Colombaioni / Itália, Moitará / RJ, entre outros. Pós- graduada em teatro, ministra oficinas para diferentes áreas dessa arte e atua ainda na formação de profissionais de educação e saúde.
Max Antunes - Andorinhas : Coletivo em Movimento - Artista, educador, licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto / MG. Se dedicou á confecção e manipulação de marionetes de fio em madeira por um ano com a Cia. Navegantes de Catin Nardi, participou de uma oficina de dança Butoh com Yoshito Ohno; que lhe marca muito a memória, outra de Teatro de Objetos com a Cia. Sobrevento (SP). Tem experiência em Artes Marciais (em especial Aikido). É co-criador e fundador do Andorinhas : Coletivo em Movimento. Ministra oficinas de Contação de Histórias para Guardiões de Pequenos Mestres; Contato-improvisação, e também, no ninho-jardim feito a mão para o Atelier dos Pequenos Mestres.

Dani Dal'Forno, apaixonada pelas artes cênicas, participou da produção de diversos espetáculos teatrais pela UPF, entre eles "Ari Areia, um grãozinho apaixonado", "Romeu e Julieta", "O Menino Maluquinho", "Peter Pan", "Fantoches". Auxiliou na produção da Jornada de Literatura, Projeto Teatro em Cena e Festival Internacional de Folclore. Como dançarina participou do grupo Terra Pampeana. Ministrou oficinas de Teatro em diversos locais como Fundação Educacional do Menor em Passo Fundo, APAE, Grupo Asas da Imaginação. Desenvolveu projeto de oficinas com estudantes surdos da APAS. Especialista em Arteterapia, ministra oficinas para crianças e adolescentes em um colégio particular de Passo Fundo e atua no Grupo Ritornelo de Teatro.

Ana Marques, atriz e produtora do Teatro Depois da Chuva, onde atualmente assina a criação e interpretação do espetáculo "História des(contada)". Formada em Produção Cênica pela UPF em 2010, vem pesquisando a arte teatral desde 2003 e já participou de importantes cursos de teatro, encontros, palestras em diferentes cidades, com grandes mestres do Brasil e de outros países. De 2011 a 2013 foi atriz e assistente de produção no Grupo Ritornelo de Teatro, onde participou dos espetáculos "O menino do Dedo Verde" e "Agora". Desde 2012 ministra oficinas para crianças e adultos, em escolas e espaços teatrais.
Venha fazer uma aula experimental conosco.
Mais informações e inscrições: ritocenico@gmail.com ou pelo 54 9 9905 2888 com Max Antunes.


Compartilhar esta notícia


Produção: AG Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda - ME - Fone: (54) 999 761 773 Email: agempreendimentosculturais@gmail.com & contato@gruporitornelo.com.br