Notícias Grupo Ritornelo de Teatro

17/03/2016

Grupo Ritornelo Apresenta no primeiro FESTEAR


O festival acontece de 15 a 20 de Mar?o de 2016 e recebe 11 espet?culos em sua programa??o, todos gratuitos. Al?m de tr?s grupos de Caxias do Sul, o festival conta com artistas de diversas partes do estado do Rio Grande do Sul, como Santa Maria, Passo Fundo, Canoas, Garibaldi e Porto Alegre, al?m de um espet?culo vindo de Bras?lia - DF. A curadoria levou em considera??o aspectos como o m?rito art?stico, diversidade de linguagens e viabilidade financeira.
Al?m das apresenta?es teatrais haver? atividades paralelas no Moinho da Cascata, como exibi??o de v?deo, bate papo, exposi??o e pr?-lan?amento de livro. Ser? um importante momento de integra??o entre artistas e p?blico interessado.
A ideia de realizar um Festival de Teatro de Rua na cidade j? ? antiga para Aline Zilli e Jonas Piccoli, fundadores do Grupo Ueba Produtos Not?veis. Ambos s?o atores e coordenam o grupo que tem em sua hist?ria diversas montagens criadas para espa?os ao ar livre, percorrendo o pa?s com este repert?rio.
O Grupo Ueba Produtos Not?veis acredita na import?ncia do Teatro de Rua como agente de transforma??o social do indiv?duo e da sociedade. As apresenta?es ser?o gratuitas, em espa?os p?blicos ao ar livre. Pretende-se desta forma oferecer atrav?s teatrais ao p?blico, de forma a democratizar o acesso a cultura.

O teatro de rua como arte transformadora

O Festear surge em Caxias do Sul como uma possibilidade de democratiza??o de acesso ?s artes c?nicas e ao mesmo tempo de ressignificar a paisagem urbana ao seu redor. O Teatro enquanto arte c?nica, por seu car?ter presencial, opera dimens?es humanas profundas, ativando uma complexa cadeia org?nica e ps?quica, geradora de territ?rios de interc?mbios diferenciados. Trata-se de um exerc?cio pleno de cidadania que deveria ser vivenciado pela popula??o na abrang?ncia dessas linguagens, pois para provocar o senso cr?tico e participativo do cidad?o ? necess?rio acessar sensibilidades intang?veis, capacidade pr?pria das artes.
As interven?es art?sticas ao ar livre costumam quebrar a l?gica do cotidiano j? que faz com que o transeunte tenha que desviar sua rota tradicional e com isso talvez ele possa ser inundado por sensa?es n?o vivenciadas antes, podendo parar para assistir ou simplesmente seguir seu rumo. De qualquer forma ele vai conseguir ampliar sua dimens?o perceptiva. Qualquer pessoa pode ser chamada ao jogo c?nico, roubar a cena do artista, ou mesmo rejeit?-lo, neste momento o espectador est? assumindo sua condi??o de sujeito ativo no processo art?stico e cultural.
O teatro de rua pode ser tamb?m um grande agente de forma??o de publico para a arte c?nica como um todo. As apresenta?es em parques, pra?as, bairros ou vilas podem apresentar esta arte a quem n?o tem contato com ela, e desta forma apresentar-se ao indiv?duo como algo necess?rio em sua vida.
Seja como agente de reflex?o, transforma??o social ou para o resgate do lazer ao ar livre, o Festear aparece no cen?rio da serra ga?cha como um importante marco de acessibilidade as artes, trazendo um panorama da variada produ??o art?stica para o teatro de rua, incluindo espet?culos estaduais e nacional.

O Grupo Ritornelo apresenta seu espet?culo Faixa de Gra?a dia 19 na pra?a Dante Alighieri ?s 17h.


SERVI?O:
O que? FESTEAR ? o 1? Festival de Teatro de Rua de Caxias do Sul
Quando? De 15 a 20 de Mar?o de 2016
Aonde? Pra?a Dante Alighieri, Parque Get?lio Vargas / Macaquinhos e Moinho da Cascata.
Quanto? Todas as atividades s?o gratuitas
Financiamento: Financiarte - Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Realiza??o: Grupo Ueba Produtos Not?veis e SESC - Fecom?rcio
Informa?es: www.festear.com.br - 54. 8118.5150 / 3028.8192


Compartilhar esta notícia


Produção: AG Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda - ME - Fone: (54) 999 761 773 Email: agempreendimentosculturais@gmail.com & contato@gruporitornelo.com.br