Notícias Grupo Ritornelo de Teatro

Ritornelo volta a apresentar o espet


Espet?culo "Faixa de Gra?a" ser? apresentado durante o Piquenique Solid?rio, ?s 16:30h de domingo

Canela e Eust?quio, dois palha?os, decidem buscar uma nova terra. Caminhando e tombando e tornando a tombar a decis?o ?, agora, fundar um novo pa?s. Atrav?s do olhar ing?nuo e transgressor do palha?o procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade s?o elementos fundamentais na constru??o do novo territ?rio que passam a chamar de lar. A busca de dois palha?os por uma nova morada ? o enredo do espet?culo do grupo passo-fundense Ritornelo de Teatro, "Faixa de Gra?a", que ser? apresentado, no dia 27 de setembro, na Pra?a Santa Teresinha, durante o Piquenique Solid?rio, a partir das 16:30h. O evento ? uma parceria entre o Col?gio Notre Dame e as meias Puket.

A pe?a toda ? resultado de um processo de cria??o de um novo territ?rio de conte?dos: seja por conectar um texto a l?gica do palha?o brasileiro, seja por fazer o Grupo Ritornelo de Teatrovoltar ?s ruas. A trajet?ria do Ritornelo ? marcada pelo teatro de rua: formado a partir de remanescentes do ?nibus-palco Viramundos, projeto j? extinto, o grupo parece se sentir a vontade quando est? rodeado por pessoas e pela intimidade de um teatro sem palco. Guto e Miraldi trabalham juntos h? mais de dez anos e, em Faixa de Gra?a, parece que o desejo dos dois tomou o mesmo caminho: "Depois de tantos anos conversando sobre o desejo de fazer palha?o, finalmente conseguimos colocar em pr?tica este projeto, de uma forma como sempre imagin?vamos", destaca Miraldi.

O jeito que imaginam ? o palha?o ganhar a rua, interagir com o p?blico e ter uma resposta ali, entre as pra?as, os sal?es paroquiais ou os espa?os que cada bairro disponibiliza. "A gente tem uma hist?ria com a rua muito intensa desde nossa trajet?ria com o Viramundos. Quando a gente se afasta um tempo de vivenciar o teatro de rua d? vazio, como se meu (nosso) fazer art?stico estivesse incompleto, com aquela sensa??o de que t? faltando alguma coisa", comenta Guto.

Depois de passar por diferentes bairros da cidade de Passo Fundo e pela capital Porto Alegre o espet?culo volta a se apresentar na Pra?a Santa Terezinha sede p?blica do Grupo -, no dia 27 de setembro, ?s 16:30h. A apresenta??o ? gratuita e aberta ao p?blico que estiver interessado em viajar atrav?s da vis?o de dois palha?os em busca de uma nova forma de viver o mundo.

O Grupo Ritornelo de Teatro tamb?m conta com o apoio da RBS TV e da R?dio Atl?ntida, o apoio cultural de CNG V?deo Propaganda e de Nelson Ribeiro - Terapias Integradas e a parceria institucional do IFIBE - Instituto de Filosofia Berthier e do ITEPA - Instituto de Teologia e Pastoral.



Servi?o:

Espet?culo teatral Faixa de Gra?a
Grupo Ritornelo
27 de setembro, 16:30h
Pra?a Santa Terezinha


Compartilhar esta notícia


Produção: AG Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda - ME - Fone: (54) 999 761 773 Email: agempreendimentosculturais@gmail.com & contato@gruporitornelo.com.br