Notícias Grupo Ritornelo de Teatro

04/09/2015

Ritornelo faz duas Apresenta


Espet?culo "Faixa de Gra?a" ser? apresentado na Pra?a da Cuia em Passo Fundo no dia 5 e na Pra?a Central, de Marau, no dia 7

Canela e Eust?quio, dois palha?os, decidem buscar uma nova terra. Caminhando e tombando e tornando a tombar a decis?o ?, agora, fundar um novo pa?s. Atrav?s do olhar ing?nuo e transgressor do palha?o procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade s?o elementos fundamentais na constru??o do novo territ?rio que passam a chamar de lar. A busca de dois palha?os por uma nova morada ? o enredo do espet?culo do grupo passo-fundense Ritornelo de Teatro, "Faixa de Gra?a", que ser? apresentado, no dia 07 de setembro, na Pra?a Central, em Marau, a partir das 14h.
O espet?culo, feito para ser apresentado na rua, ? resultado de uma parceria entre o Ritornelo e o Off-Sina de Circo Teatro de Rua, do Rio de Janeiro. Juntos, os grupos mesclaram suas caracter?sticas e a pe?a aborda, atrav?s da linguagem do palha?o brasileiro, quest?es de cidadania e brasilidade. "A escolha pelos palha?os surgiu do desejo do Grupo Ritornelo: ? um desejo que temos h? muito tempo - n?o s? a coisa do palha?o em si, do tipo de comicidade, pois j? trabalhamos a linguagem em alguma medida em outros espet?culos - mas em especial esta forma do palha?o brasileiro, dele na rua, numa rela??o pr?xima as pessoas, de ch?o mesmo", comenta Guto Pasini, respons?vel pela interpreta??o de um dos palha?os em cena.
O processo de montagem foi, como destaca o grupo, um misto de novos sentidos e novas sensa?es j? que a op??o foi de abordar a po?tica do palha?o sob uma perspectiva desconhecida para o Ritornelo: a tradi??o oral. Depois que a ideia central do espet?culo ganhou vida, a proposta se transformou em texto pelas m?os de Miraldi Junior - que interpreta o segundo palha?o da pe?a. Ainda faltava algo: um olhar externo. Nessa fase, ent?o, Richard Riguetti do Grupo Off-Sina, ajudou a construir e finalizar o espet?culo. "Ele ? um mestre, pesquisador, palha?o, que topou a ideia. Ent?o fomos trabalhando uns dias l?, com a orienta??o dele e uns aqui, aprofundado os "materiais" e as ideias que fomos construindo, transportando aquele "roteiro" que era inicialmente mais "dramat?rgico teatral", para uma dramaturgia do palha?o - que parte da l?gica e da po?tica, pr?prias do palha?o brasileiro", explica Guto. Desse ritmo intenso de trabalho, pesquisa e ensaio nasceu o espet?culo Faixa de Gra?a.
A pe?a toda ? resultado de um processo de cria??o de um novo territ?rio de conte?dos: seja por conectar um texto a l?gica do palha?o brasileiro, seja por fazer o Grupo Ritornelo de Teatro voltar ?s ruas. A trajet?ria do Ritornelo ? marcada pelo teatro de rua: formado a partir de remanescentes do ?nibus-palco Viramundos, projeto j? extinto, o grupo parece se sentir a vontade quando est? rodeado por pessoas e pela intimidade de um teatro sem palco. Guto e Miraldi trabalham juntos h? mais de dez anos e, em Faixa de Gra?a, parece que o desejo dos dois tomou o mesmo caminho: "Depois de tantos anos conversando sobre o desejo de fazer palha?o, finalmente conseguimos colocar em pr?tica este projeto, de uma forma como sempre imagin?vamos", destaca Miraldi.
O jeito que imaginam ? o palha?o ganhar a rua, interagir com o p?blico e ter uma resposta ali, entre as pra?as, os sal?es paroquiais ou os espa?os que cada bairro disponibiliza. "A gente tem uma hist?ria com a rua muito intensa desde nossa trajet?ria com o Viramundos. Quando a gente se afasta um tempo de vivenciar o teatro de rua d? vazio, como se meu (nosso) fazer art?stico estivesse incompleto, com aquela sensa??o de que t? faltando alguma coisa",comenta Guto.

Para voltar a rua, no entanto, algumas coisas mudaram. "Penso que as realidades mudam: o que vivemos e somos hoje n?o ? mais o que fomos e fizemos no passado. Por isso a mudan?a, as adapta?es s?o parte de um processo necess?rio e inevit?vel na vida da gente e essencial no trabalho. Creio ser preciso estar aberto ao novo, a busca de novos caminhos, novas po?ticas e isto ? uma das coisas mais fascinantes no teatro e na rua isto ? ainda mais intenso e se potencializa muito mais com o palha?o", destaca o ator.

O resultado das mudan?as, adapta?es e da nova proposta do Grupo Ritornelo de Teatro pode parecer um espet?culo infantil, mas ?, na realidade, voltado para adultos. "O espet?culo aborta quest?es da cidadania, claro sob o olhar do palha?o, que brinca, que brinca, que transgride, que subverte, que transforma as coisas, mas ainda s?o temas tidos como "s?rios" e que podem suscitar muitas possibilidades de leitura", explica Guto. Ainda assim, o grupo acredita que as crian?as podem se identificar com o olhar que o palha?o d? as situa?es que enfrenta. Talvez, como destaca Guto, a pe?a atinja todos os p?blicos. "Isso ? uma quest?o bem interessante: geralmente a gente pensa o palha?o como sendo algo para crian?as, porem acredito que o palha?o se relacione com nossa ess?ncia humana. Talvez por isso a gente o associe a crian?a que ?, em geral, mais liberta das conven?es e normas sociais que nos "escravizam" e nos afastam de nossa ess?ncia humana livre e afetiva", conclui.

Depois de passar por diferentes bairros da cidade de Passo Fundo, o espet?culo poder? ser conferido nesse feriad?o de semana da p?tria na Pra?a da Cuia as 15h no Grito dos Exclu?dos e na Pra?a Central, em Marau, no dia 07 de setembro, ?s 14h, na Mostra Cultural de Marau 2015. As apresenta?es s?o gratuitas e abertas ao p?blico que estiver interessado em viajar atrav?s da vis?o de dois palha?os em busca de uma nova forma de viver o mundo.

O Grupo Ritornelo de Teatro tamb?m conta com o apoio da RBS TV e da R?dio Atl?ntida, o apoio cultural de CNG V?deo Propaganda e de Nelson Ribeiro - Terapias Integradas e a parceria institucional do IFIBE - Instituto de Filosofia Berthier e do ITEPA - Instituto de Teologia e Pastoral.

Servi?o:

Espet?culo teatral Faixa de Gra?a
Grupo Ritornelo
05 de setembro, 15h
Pra?a Marechal Floriano

Espet?culo teatral Faixa de Gra?a
Grupo Ritornelo
07 de setembro, 14h
Pra?a Marechal Floriano


Compartilhar esta notícia


Produção: AG Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda - ME - Fone: (54) 999 761 773 Email: agempreendimentosculturais@gmail.com & contato@gruporitornelo.com.br