Notícias Grupo Ritornelo de Teatro

23/07/2015

O Mapa da Alegria pelos Bairros da Cidadania.


?ltima apresenta??o na Entre Rios viabilizada pelo Funcultura completa a lista de bairros da cidade aonde o espet?culo j? chegou.

Neste domingo o Grupo Ritornelo de Teatro realiza a ?ltima apresenta??o pelos bairros de Passo Fundo com o projeto Faixa da Cidadania. O projeto foi um dos selecionados no primeiro pr?mio municipal de incentivo a cultura, o FUNCULTURA. Com esta apresenta??o o grupo j? apresentou, al?m do centro da cidade, em 17 bairros da cidade atingindo um p?blico estimado de mais de dez mil espectadores.

Para Miraldi Junior, o palha?o Canela, isso concretiza o objetivo do espet?culo de levar a arte para todos os bairros da cidade "em um ano e tr?s meses conseguimos levar o espet?culo para 17 bairros da cidade, uma m?dia de mais de um espet?culo por m?s em cada bairro e isso ? muito gratificante, chegar nesses locais e ser recebido pela comunidade, no Zachia fazia muito tempo que n?o ?amos e a recep??o foi maravilhosa, as crian?as ajudaram a divulgar levando folders nas casas, al?m de conhecer pessoas fazendo aquilo que a gente mais ama que ? a arte.
Guto Pasini, o palha?o Eust?quio, acredita que :o projeto Faixa da Cidadania nos d? a possibilidade de retornar aos bairros de passo fundo, de uma forma muito bonita, dialogada com as pessoas. Neste sentido ? muito significativo quando vemos a car?ncia do acesso ? cultura e os coment?rios das pessoas da import?ncia para elas disto. Neste sentido se percebe que ? necess?rio cada vez mais viabilizar este tipo de iniciativa de permitir o acesso ? cultura, pois em geral acaba havendo uma grande marginaliza??o do acesso, pois s? chegam a grande maioria das pessoas os grandes produtos de massa da ind?stria cultural, havendo a necessidade da pluralidade para que possamos nos desenvolver como sociedade e termos uma vida mais alegre e saud?vel".

O projeto Faixa da Cidadania leva o espet?culo Faixa de Gra?a aos territ?rios perif?ricos que concentram a popula??o em situa??o de vulnerabilidade social de Passo Fundo, fomentando o acesso a arte p?blica, ressignificando esses lugares como poss?veis espa?os de produ??o de cidadania e arte. Ap?s as apresenta?es, acontecer? uma roda de conversa, cujo objetivo ser? relatar o processo do Grupo na constru??o da pe?a, dialogando com os presentes, instigando a reflex?o sobre cidadania e diretos humanos. O debate contar? com apoio da Comiss?o de Direitos Humanos de Passo Fundo, organiza??o social que tem 30 anos de atua??o na promo??o dos direitos humanos. Ser?o seis apresenta?es pelos bairros da cidade, o primeiro a receber o espet?culo foi o Bairro Valinhos na Escola Sebasti?o Rocha, no dia 31 de Maio, tamb?m apresentou nos bairros Morada do Sol, S?o Luiz Gonzaga, Jaboticabal e Santa Marta. Neste domingo o Grupo apresenta ?s 15h em frente ao Sal?o Comunit?rio do bairro Entre Rios.

O espet?culo Faixa de Gra?a traz os palha?os Canela (Miraldi Junior) e Eust?quio (Guto Pasini) que desgarrados no mundo partem na busca de uma nova terra, caminhando e tombando e tornando a tombar decidem fundar um novo pa?s. Atrav?s do olhar ing?nuo e transgressor do palha?o procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade s?o elementos fundamentais na constru??o desse novo territ?rio. O espet?culo ? livre para todas as idades, al?m de uma excelente oportunidade de levar toda a fam?lia para assistir teatro.

A pe?a tem o apoio da RBS TV - Passo Fundo e da R?dio Atl?ntida e o patroc?nio da Comercial Zaffari. Conta tamb?m com o apoio cultural da CNG V?deo Produ?es, Contabilidade Perreira e de Nelson Ribeiro - Terapias Integradas e a parceria institucional do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) e do Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA).

Este projeto ? financiado pelo Pr?mio de Apoio a Cultura do Governo Municipal de Passo Fundo - Funcultura 2015.

SERVI?O:
Espet?culo Faixa de Gra?a
Com?dia - circo teatro
Classifica??o et?ria: LIVRE para todos os p?blicos

Dia: 26/07
Hor?rio: 15h
Local: Bairro Entre Rios - Sal?o Comunit?rio do Bairro - Passo Fundo


Compartilhar esta notícia


Produção: AG Empreendimentos Sociais e Culturais Ltda - ME - Fone: (54) 999 761 773 Email: agempreendimentosculturais@gmail.com & contato@gruporitornelo.com.br